o projeto

O projeto de Mapeamento de Ceramistas da Grande Florianópolis é uma iniciativa de valorização da cultura cerâmica em Santa Catarina por meio de uma pesquisa estruturada e autodeclarada. O objetivo deste projeto é valorizar a cerâmica artesanal da região, identificando, registrando, mapeando e divulgando o trabalho de ceramistas, ateliês, escolas e eventos de cerâmica nas cidades de Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, São José, São Pedro de Alcântara.

A cerâmica é uma prática milenar que envolve saberes, ofícios, modos de fazer e expressões artísticas diversas e ricas. Com este projeto, queremos conhecer mais sobre essa cultura imaterial, aproximar ceramistas, estreitar o elo entre as tradições da cerâmica e a população, produzir dados para pesquisa, fundamentação e criação de políticas públicas culturais para incentivar a produção e contribuir com a preservação da cultura cerâmica artesanal.

Além disso, o projeto visa a manter viva a memória dos povos originários, africanos, afrodescendentes e colonizadores produtores de cerâmica que convergem de diferentes maneiras em nosso território, registrando os avanços e mudanças nos modos de produzir e contribuindo para o acesso de todas as pessoas interessadas na cerâmica. Assim, buscamos reconhecer, divulgar e facilitar o acesso da população em geral aos ceramistas e destes entre si, a fim de contribuir com sua autonomia e sustentabilidade econômica.

Este Projeto foi idealizado e proposto pelas ceramistas Daniela Anjos, Jade Sapucahy e Ágata Tomaselli, em parceria com a pesquisadora Binah Ire e Paula Chiodo.

Sua execução está sendo realizada por Daniela Anjos, Ágata Tomaselli, Binah Ire, Jade Sapucahy e Yas Stähelin.

a pesquisa

A pesquisa foi realizada ao longo de 2023, por meio de pesquisa de campo, em visitas in loco a pontos centralizadores, como escolas e ateliês de cerâmica localizados na região da Grande Florianópolis, e também de forma autodeclarada, online, através de formulário. 

Como resultado da pesquisa, foi produzido um livro digital, com distribuição gratuita a todas as pessoas pesquisadas e para o público em geral.

Assine nossa newsletter para acompanhar o projeto